grape juice of brazil

notícias

vídeos

02/12/2016 - Teatro Viajante leva benefícios do suco de uva para 1,9 mil crianças

Teatro Viajante' teve seis sessões gratuitas nos dois municípios para crianças de três a 10 anos. Foto: Leonardo Anderson

Apresentações ocorreram nos dias 25 e 29 de novembro, em Porto Alegre e Caxias do Sul, e foram voltadas aos alunos da rede pública das duas maiores cidades do estado do Rio Grande do Sul

Mais de 1,9 mil alunos da rede pública de ensino das duas maiores cidades do estado do Rio Grande do Sul conheceram o fantástico – e saudável – mundo da uva. O projeto cultural Teatro Viajante saiu do papel e chegou aos palcos de Porto Alegre e Caxias do Sul, nos dia 25 e 29 de novembro. Foram seis apresentações, com entrada gratuita, para crianças de três a 10 anos, com o objetivo de difundir os benefícios de uma alimentação saudável e do consumo regular da bebida, especialmente na infância. No espetáculo, o suco de uva é o mote de um estilo de vida saudável e um aliado para a melhora da aprendizagem e prevenção a doenças degenerativas como o câncer, além de reforçar os ganhos para a saúde cardiovascular. Outra mensagem é a preocupação com o meio ambiente, com grande parte do cenário elaborado com materiais reciclados.

O vice-presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Oscar Ló, afirma que a peça teatral somou-se a outras iniciativas do projeto 100% Suco de Uva do Brasil, como o apoio a pesquisas científicas, eventos esportivos e médicos e atuação com foco no mercado, em feiras e projetos em pontos de venda. 'Esta foi a primeira grande ação direcionada ao público infantil e nosso propósito foi levar informação de uma forma lúdica, simples, e com a interação das crianças e professores das escolas envolvidas', disse. O teatro também valorizou o modelo de produção familiar, as pequenas propriedades, que são responsáveis por cerca de 90% da produção da uva que é processada para a elaboração de sucos.       

Para a professora Cristiane Fogaça Fonseca, da escola infantil Meu Nenê, conveniada ao município de Porto Alegre, a peça passou uma mensagem positiva sobre alimentação saudável. 'Uniu saúde e cultura numa tarde muito agradável para todos alunos e professores. Certamente vai nos dar motivação ainda maior para cuidarmos da horta que temos na escola e para inserir o suco de uva nas nossas refeições', garantiu.

Alexandre Mendes de Oliveira, gerente Comercial de Embalagens da Verallia, uma das empresas patrocinadoras, afirma que o apoio ao projeto ocorreu em função da constatação de que é na infância a etapa onde são formados os hábitos de alimentação saudáveis e a prática de atividades físicas. 'O patrocínio ao Teatro Viajante reforça a preocupação da empresa em apoiar iniciativas que tem como propósito divulgar os benefícios da uva e de um estilo de vida saudável para o público infantil. Formar jovens saudáveis é investir no futuro do nosso negócio e do nosso país', diz.

Para Valéria Michel, diretora de Meio Ambiente da Tetra Pak, também patrocinadora da ação, o apoio ao projeto cultural Teatro Viajante é fundamental por levar conhecimento a estudantes e crianças. 'Tudo o que é ensinado será levado para a vida toda. Nosso objetivo é contribuir para a formação de cidadãos responsáveis com o meio ambiente e que consigam enxergar as questões ambientais como um ponto substancial para o desenvolvimento de uma sociedade', explica.

Após o espetáculo, os alunos degustaram os produtos das empresas associadas ao projeto 100% Suco de Uva do Brasil. Foram entregues materiais informativos sobre as diferentes categorias de sucos para os pais e kits com suco de uva 100% para as crianças.             

A ação contou com o apoio institucional do Ibravin, por meio do projeto 100% Suco de Uva do Brasil, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura. O patrocínio é das empresas Verallia e Tetra Pak e a curadoria é do grupo teatral Luz e Cena. A produção é da empresa DWR Projetos Culturais.  


Assessoria de Imprensa Ibravin: www.ibravin.org.br

Martha Caus: (54) 3538.3048 | (54) 9.8111.4450 - imprensa@ibravin.org.br
Cassiano Farina: (54) 3538.3048 | (54) 9.9937.9027 - imprensa2@ibravin.org.br
Camila Ruzzarin: (54) 3538.3048 | (54) 9.9190.1392 - imprensa3@ibravin.org.br

Ibravin Estado do Rio grande do Sul
Alameda Fenavinho, 481 - Ed. 29 | Cx. Postal 2577
Bento Gonçalves - RS | 95700-000 | Fone: 55 54 3455 1800
contato@sucodeuvadobrasil.com.br
revo