grape juice of brazil

notícias

vídeos

24/05/2017 - Teatro nas Escolas leva benefícios do suco de uva para mais de duas mil crianças de Bento Gonçalves

A curadoria artística do projeto Circuito de Teatro nas Escolas é do grupo Luz e Cena. Foto: Leonardo Anderson

Estímulo à alimentação saudável e os aspectos culturais que envolvem a uva para a Serra Gaúcha são as mensagens transmitidas no espetáculo que terá última apresentação no dia 29, na Escola Eliete Pozza

O projeto Teatro nas Escolas, que leva a mensagem de um estilo de vida saudável tendo como atração principal o suco de uva, terá a última apresentação em Bento Gonçalves (RS) na próxima segunda-feira, dia 29. Cerca de 220 crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eliete Pozza se somarão aos 1,8 mil alunos da rede pública que já tiveram acesso ao espetáculo. A iniciativa é da DWR Projetos Culturais, com apoio do projeto 100% Suco de Uva do Brasil e das vinícolas Nova Aliança, Garibaldi e Casa Madeira. As primeiras apresentações ocorreram em abril, no dia 27. Em maio, a peça foi apresentada nos dias 11, 16 e 18. O Projeto Circuito de Teatro nas Escolas é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

“Estamos levando esta mensagem dos benefícios do suco de uva de uma forma bastante divertida e didática. Os alunos acabam transmitindo aos pais e para outros familiares e espalhando esta cultura de valorização da alimentação saudável, do trabalho do viticultor e de toda a cultura que envolve a uva para a região”, acredita o vice-presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Oscar Ló. O dirigente acrescenta que a promoção do suco de uva se estende ao apoio a pesquisas científicas, eventos esportivos e médicos e participação em feiras e projetos em pontos de venda.

A produtora cultural Beatriz Noskoski Carvalho adianta que o projeto deverá ser levado para outros municípios ainda neste ano.

Peça teatral também foi apresentada no Teatro ViajanteEntre os meses de novembro de 2016 e março deste ano, mais de três mil crianças das cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Bento Gonçalves já haviam assistido o espetáculo, no projeto denominado Teatro Viajante, viabilizado com recursos do Ministério da Cultura. A curadoria artística foi do grupo teatral Luz e Cena e a produção da empresa DWR Projetos Culturais.

 

Sobre o projeto 100% Suco de Uva do Brasil       

O projeto 100% Suco de Uva do Brasil é desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis) e abrange os estabelecimentos que elaboram sucos de uva 100% natural e prontos para beber no Brasil. Atualmente, 14 empresas integram a iniciativa. O trabalho tem por objetivo realizar ações de promoção, divulgação e integração do setor no mercado interno, capacitando produtores e adequando processos e produtos para fortalecer a imagem dos sucos de uva 100%. Avaliação de mercado, participação em feiras e eventos, interação com formadores de opinião, rodadas de negócios com agentes do trade e ações promocionais são algumas das atividades desenvolvidas.


Benefícios do suco de uva à saúde:        

 - Prevenção de doenças cardiovasculares e redução da pressão arterial      

- Diminuição dos índices do mau colesterol (LDL) no sangue

- Redução de danos oxidativos em estruturas cerebrais, podendo reduzir o risco do aparecimento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e Parkinson;         

- Melhora na cognição e na memória                   

- Ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como os de pulmão, intestino, mama e cólon

- Favorece as funções hepáticas do fígado

- Redução de riscos de doenças renais           

- Auxilia no combate à obesidade

- Acelera o metabolismo, reduzindo o ácido úrico, e, consequentemente, combatendo a fadiga

- Aumenta o desempenho de atletas          

- Melhora a circulação periférica favorecendo a nutrição para os músculos

- Repara as células do corpo, reduzindo os efeitos do envelhecimento e auxiliando em doenças associadas ao envelhecimento              

- Fortalece o sistema imunológico, já que possui ativos com poder anti-inflamatório e antimicrobiano

 

Assessoria de Imprensa Ibravin: www.ibravin.org.br

Martha Caus: (54) 3538.3048 | (54) 9.8111.4450 - imprensa@ibravin.org.br

Cassiano Farina: (54) 3538.3048 | (54) 9.9937.9027 - imprensa2@ibravin.org.br

Camila Ruzzarin: (54) 3538.3048 | (54) 9.9190.1392 - imprensa3@ibravin.org.br

 

Ibravin Estado do Rio grande do Sul
Alameda Fenavinho, 481 - Ed. 29 | Cx. Postal 2577
Bento Gonçalves - RS | 95700-000 | Fone: 55 54 3455 1800
contato@sucodeuvadobrasil.com.br
revo