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23/02/2015 - Pesquisa subsidiará ações para consolidar competitividade do suco de uva 100%

Objetivo principal foi antecipar as tendências em relação ao mercado consumidor

Objetivo é mapear perfil de consumidores e fomentar a inovação

Os fatores que têm levado ao crescimento médio de 28% nos últimos cinco anos na comercialização do suco de uva 100% (naturais, prontos para o consumo) foram apresentados no último dia 3, na sede da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves. No encontro denominado Alinhamento Setorial 2015, integrantes da cadeia vitivinícola tiveram acesso à pesquisa realizada nas praças de Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE). O objetivo principal foi antecipar as tendências em relação ao mercado consumidor do produto nos próximos anos e criar condições para manter e ampliar mercados e fomentar inovações do setor. No encontro, também foram apresentados os dados de comercialização de vinhos, espumantes e suco de uva de 2014 e as ações de promoção no mercado interno encabeçadas pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

O estudo, encomendado pelo instituto e realizado pela empresa Romagna Marketing e Pesquisa, englobou consumidores entre 21 e 55 anos, das mais variadas faixas de renda, e incluiu tanto pessoas com hábito de compra do produto como consumidores de outras bebidas, principalmente néctares e refrescos.

Para o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini, o levantamento serviu para identificar gargalos e fornecer informações que devem ajudar a reposicionar a categoria de sucos de uva naturais, prontos para o consumo. Em 2014, foram comercializados 90,2 milhões de litros de suco de uva prontos para o consumo, o que representou um aumento de 13,5% em relação a 2013. As vendas incluem os produtos 100% natural (sem adição de água e açúcar), integral e reconstituído. Os néctares (que contém 40% de fruta em sua composição) e refrescos (que podem não conter uva) integram outra categoria de produto. “Somos otimistas em relação ao sucesso que este produto vem obtendo junto aos consumidores, mas temos que ficar atentos porque outras bebidas também estão crescendo no mercado”, avalia.

Bertolini lembra que os benefícios da bebida estão sendo cada vez mais difundidos, citando o aspecto saudável e o seu posicionamento Premium. O dirigente também destaca a necessidade de ampliar o consumo junto a outros públicos, como crianças e esportistas, por meio de novas embalagens. “O foco precisa ser inovação para poder competir com outros produtos como mix de frutas 100%, néctares e bebidas funcionais”, propõe. 

 

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