grape juice of brazil

notícias

vídeos

02/03/2017 - Parceria entre Ibravin e Bento Vôlei divulga os benefícios do suco de uva à saúde

Jogadores, comissão técnica e dirigentes do Bento Vôlei participaram de palestra sobre ganhos à saúde proporcionados pelo suco. Foto: Cassiano Farina

Estudos que comprovam os ganhos no rendimento de atletas foram apresentados para os jogadores, comissão técnica e dirigentes do time na última quarta-feira (1º)


O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), por meio do projeto 100% Suco de Uva do Brasil, está apoiando a equipe do Bento Vôlei. O objetivo é ampliar a divulgação dos benefícios da bebida à saúde em todo território nacional. Como parte do trabalho de divulgação junto aos atletas, na última quarta-feira (1º), a biomédica Caroline Dani apresentou ao grupo, que incluía também a comissão técnica e dirigentes, pesquisas que comprovam os ganhos no rendimento de atletas de diversas modalidades com a ingestão de suco de uva.


Caroline, que estuda o tema há 13 anos, enfatizou que o produto auxilia na redução de danos provocados pelo estresse oxidativo – que é o excesso de radicais livres presentes no organismo –, além de prevenir contra doenças cardíacas e neurodegenerativas. “Nos atletas o estresse oxidativo é maior devido ao grande esforço provocado pela carga de treinamentos e competições. Nas pesquisas que desenvolvemos com triatletas e com ciclistas, por exemplo, comprovamos que o suco de uva auxilia na recuperação das células e, consequentemente, no desempenho”, explicou. 


A biomédica citou também a importância do consumo regular para otimizar os benefícios da bebida para a saúde. “Em adultos o ideal é beber de 400 a 500 mililitros (mls) por dia e crianças devem consumir até 200 mls, o que corresponde a um copo por dia”, alertou.


O treinador do Bento Vôlei, Paulão, campeão olímpico em 1992 pela Seleção Brasileira de Vôlei, acredita que é importante para o grupo conhecer de forma mais aprofundada as vantagens do suco de uva para os atletas. “Em períodos de competição e de treinamentos mais fortes pode ser uma ótima alternativa para a reposição de carboidratos”, disse.


Para o diretor executivo da equipe, o ex-jogador Dentinho, a parceria com o Ibravin e a divulgação do suco de uva reforça o vínculo do Bento Vôlei com a comunidade, divulga o setor por meio das transmissões dos jogos, já que a logomarca do projeto está estampada na manga das camisetas, e também pode auxiliar no rendimento dos atletas em quadra, tanto do time principal quanto das categorias de base. “Nos colocamos à disposição para fazermos um estudo com os nossos atletas e mensurar os ganhos em desempenho com o consumo do produto”, adiantou. A pesquisa com a equipe do Bento Vôlei deverá ser a primeira com atletas da modalidade.


O diretor de Relações Institucionais do Ibravin, Carlos Paviani, fez a abertura da palestra e mencionou o esforço da entidade em promover o suco de uva, um dos carros-chefes do setor e que já responde por mais da metade do volume de uvas processadas no Rio Grande do Sul.


Os recursos para o apoio do Ibravin ao Bento Vôlei são provenientes do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), formado pelo recolhimento de taxa junto às vinícolas, conforme o volume de uva industrializado, creditada no pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O Fundo é gerenciado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e regido pela Lei nº 10.989, de 13 de agosto de 1997. Atualmente, 50% do total é repassado para as ações do Ibravin e a outra metade para o Estado. O objetivo do convênio é promover o vinho brasileiro no mercado interno e qualificar a produção, além de apoiar eventos voltados a consumidores, à pesquisa e à realização de congressos e seminários.    

Ibravin Estado do Rio grande do Sul
Alameda Fenavinho, 481 - Ed. 29 | Cx. Postal 2577
Bento Gonçalves - RS | 95700-000 | Fone: 55 54 3455 1800
contato@sucodeuvadobrasil.com.br
revo