grape juice of brazil

notícias

vídeos

27/05/2014 - Consumo de suco de uva pode prevenir danos ao fígado e sistema nervoso

Estudo conduzido por biomédica gaúcha demonstra benefícios frente à dieta rica em gordura

Em tempos de excesso de peso e até obesidade em níveis epidêmicos, é de um dos produtos mais genuinamente brasileiros que surgem novidades promissoras para combater alguns efeitos do problema. O suco de uva 100%, aquele produzido apenas com a fruta, sem adição de conservantes, açúcar ou água, está revelando a capacidade de prevenir danos ao fígado e ao sistema nervoso provocados pela dieta rica em gordura. Os estudos, entre os mais avançados no país e no exterior, são conduzidos pelo grupo de pesquisa da biomédica gaúcha Caroline Dani, professora do Centro Universitário Metodista – IPA, em associação com a professora Cláudia Funchal, da mesma instituição.

“Observamos redução de gordura abdominal a partir do consumo regular de suco de uva. As pesquisas têm demonstrado que o ganho de peso é menor em dietas com suco de uva do que com água”, revela Caroline, consultora do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e que na quarta-feira (28) abordará o tema diante de boa parte do segundo maior PIB do Rio Grande do Sul, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul.

O próximo passo dos estudos pode ser a confirmação do que, por enquanto, são apenas grandes e bons indícios: o suco de uva pode contribuir, também, para melhorar a memória. De fato, já está comprovado que auxilia, e muito, a reduzir o risco do aparecimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

“O suco de uva tem propriedades que ajudam a retardar o envelhecimento precoce, são os compostos antioxidantes. Assim, o consumo regular, seja com uva tinta ou branca, ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, além de doenças cardíacas, vasculares e neurológicas. Ele também tem papel importante na proteção do fígado, então é um aliado na prevenção de doenças hepáticas, como a cirrose”, destaca a pesquisadora.

Estudo norte-americano avaliando mais de 70 mil mulheres afirma ainda que, ao contrário do suco elaborado a partir de outras frutas, o de uva não favorece o aparecimento de diabetes tipo 2. E, em estado natural, pode apresentar até maior quantidade de vitamina C do que a laranja.

“É bastante recomendável que o suco de uva seja incluído na dieta de crianças e pessoas idosas, como complemento a uma alimentação saudável e equilibrada”, ressalta Caroline.

A palestra da biomédica Caroline Dani na reunião-almoço da CIC de Caxias do Sul, quarta-feira (28), às 12h, faz parte das comemorações do Dia do Vinho no Rio Grande do Sul.

 

Sobre o Dia do Vinho 2014

O Dia do Vinho é promovido pelo Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares Região Uva e Vinho (SHRBS) e pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), sob o mote “Vem aí o Dia do Vinho. Uma semana de programação especial na região Uva e Vinho e Campanha Gaúcha”.

Os municípios envolvidos são Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira (Região Uva e Vinho); Bagé, Dom Pedrito, Itaqui e Santana do Livramento (Campanha Gaúcha); e Porto Alegre.

Entre 23 de maio e 1o de junho, estão previstos descontos na compra ou degustações nas vinícolas participantes que variam entre 10% e 50%, promoções em hotéis, cursos de degustação, gastronomia, Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio e o Brinde Coletivo. A programação completa pode ser acessada pelo site www.diadovinho.com.br, e está organizada por município, data e categoria.

A edição 2014 tem apoio do Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Bento Convention Bureau, Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, SHRBS de Garibaldi, Phoenix e Atuaserra.

 

Concurso Cultural Beba com Descontração e Brinde Coletivo

Durante o Dia do Vinho será divulgado o concurso cultural Beba Com Descontração, disponível no site www.bebacomdescontracao.com.br. Os participantes são convidados a escrever uma frase que responda a pergunta: o que é para você beber com descontração os vinhos do Brasil? Após, deve selecionar uma foto de uma lista pré-determinada ou enviar a própria imagem que ilustre a frase criada.

Os melhores conjuntos de frase e foto serão avaliados ao final do concurso por uma comissão julgadora e as cinco vencedoras serão premiadas com viagens com acompanhante para a Serra Gaúcha com hospedagem, passeios turísticos, visitas a vinícolas além de almoços e jantares harmonizados com vinhos brasileiros.

Outra ação é o Brinde Coletivo, onde os consumidores postam na página www.facebook.com/diadovinho uma foto de pessoas confraternizando bebendo vinhos brasileiros em homenagem à data.

Ibravin Estado do Rio grande do Sul
Alameda Fenavinho, 481 - Ed. 29 | Cx. Postal 2577
Bento Gonçalves - RS | 95700-000 | Fone: 55 54 3455 1800
contato@sucodeuvadobrasil.com.br
revo